Facebook registra queda de usuários ativos pela 1ª vez

Seguindo as previsões de vários especialistas, a empresa Meta (antiga Facebook), registrou pela primeira vez desde a sua criação, em 2004, uma queda no número de usuários ativos na rede social - quase 500 mil usuários a menos no último trimestre de 2021.


O número parece ínfimo em relação ao total de usuários ainda ativos na plataforma - cerca de 1,92 bilhões -, mas a reação deste registro foi tão negativa que as ações da empresa despencaram em mais de 20% apenas hoje: equivalente a US$ 200 BILHÕES.


O maior prejuízo no número de usuários ativos diariamente ocorreu na África e na América Latina, com uma queda menos expressiva nos EUA e Canadá. Por outro lado, Europa e Ásia cresceram.


"As pessoas têm muitas escolhas sobre como querem gastar seu tempo e apps como o TikTok estão crescendo muito rapidamente. E é por isso que o nosso foco nos Reels [vídeos curtos no Instagram] é tão importante no longo prazo", disse Zuckerberg durante o anúncio dos resultados.


Sobre isso, podemos analisar alguns pontos:


- A guerra não é EMPRESA x EMPRESA. Mas sim pela atenção das pessoas dentro das plataformas. O tempo de consumo dos usuários é o maior ativo das redes sociais e quem possuir o melhor mecanismo de retenção, ganha.


- O TikTok, a "nova" plataforma chinesa do mercado, possui o melhor mecanismo de retenção de público atualmente. Os vídeos curtos aliados a um algoritmo poderoso se tornaram a principal solução para aumentar o engajamento dos usuários na plataforma - ferramenta essa que o Instagram investe pesado para evoluir.


> Zuckerberg sabe que os resultados da Meta não serão bons agora, mas serão os melhores no futuro, com o investimento em novas ferramentas, gadget's e no tão aguardado Metaverso.


> A Meta focará seus negócios em 7 temas: Vídeos Curtos, Comunidade, E-commerce, Anúncios, Privacidade, Inteligência Artificial e Metaverso.


> Mark disse "Nossa visão é clara, mas muitos dos desafios que virão pela frente ainda são desconhecidos. Muitas das respostas virão durante a construção dessa nova fase". Sabe o que isso exige? Metodologias Ágeis em todas as etapas de desenvolvimento do negócio - não é mesmo RAFAEL BISPO RODRIGUES?


Como você pode notar, os desafios que a Meta está enfrentando hoje não são muito diferentes da maioria das empresas e negócios nos dias de hoje. Provavelmente não são muito diferentes dos da sua empresa!


As batalhas travadas pelos gigantes são iguais aos dos pequenos. Não há mais empresa blindada. O melhor escudo é a inovação constante, o monitoramento ativo dos cenários e a execução eficaz!


E aí? O que você acha disso tudo? Deixe seu comentário!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo